Projeto Pastoral

Art. 1º O Projeto Pastoral do Colégio São Paulo reger-se-á, em suas diretrizes básicas, pelo Marco Referencial de Escolas do Projeto Pedagógico da Rede Salesiana de Escolas, ou pelo documento que o suceder. 3.1.1. ARTICULAÇÃO DA JUVENTUDE SALESIANA (AJS) A AJS oportuniza aos alunos a organização em grupos de interesse, com a dinâmica de grupo de jovens, desenvolve lideranças, solidariedade, sensibilidade, em um estilo Salesiano. Os encontros são pensados pelo coordenador e assessor (professor mediador), pelos líderes e demais participantes, de forma dinâmica e criativa. Faz parte deste projeto o estudo da realidade juvenil e estudo de temáticas de interesse dos adolescentes. Os encontros são semanais, toda quinta-feira à tarde. 3.2. 

Pastoral Escolar 

O Projeto Educativo Pastoral do Colégio São Paulo é um documento em que se encontra o registro de um trabalho construído em equipe e representa o compromisso de um grupo com uma trajetória no cenário educacional desta instituição e revela todo o processo que dinamiza a Escola, enquanto promotora de aprendizagens significativas. Para além da sua formalidade, o Projeto norteia todo o processo educativo pastoral e sustenta as ações escolares baseado na proposta que identifica a filosofia salesiana do método educativo de Dom Bosco, envolvendo, de forma significativa, toda a Comunidade Educativa. São princípios, valores e orientações que explicitam nossa contribuição, na área da educação, para formar o cidadão com visão crítica e criativa. Primamos, assim, pela formação da pessoa capaz de diálogo, de participação, de compromisso com o bem social e planetário. Adotamos uma metodologia de trabalho conforme a orientação da Inspetoria Salesiana São Pio X, e temos como referência o Projeto Orgânico Inspetorial (POI), aprovado no 19º Capítulo Inspetorial, o Projeto Educativo Pastoral das Escolas Salesianas da Inspetoria com suas diretrizes e o Projeto Pedagógico da Rede Salesiana de Escolas. Importante é a marca de um processo participativo de discussão, avaliação e elaboração, procurando envolver todos os setores da Escola na elaboração do presente documento, revelando uma comunidade educativa qualificada e competente. Como resultado deste processo, queremos um ensino de qualidade que incentive o aluno à apropriação do saber, mobilizando o desenvolvimento de competências e habilidades, tendo presente a necessidade de uma formação continuada que inclua educador e educando enquanto sujeitos, num processo responsável de transformação social e de busca constante de melhor qualidade de vida para todos. Em busca da qualidade é fundamental que, ao implantar o Projeto, se tenha em mente o seu dinamismo e a necessidade de fazer reflexões e discussões para melhoria contínua dos processos na Instituição.